Esta campanha do CNBC oferece conceitos e caminhos para crescermos como profissão e serviços em todo País, através de Cultura, Educação e Emprego.
Manifesto da Campanha Crescer
Cultura, Educação e Emprego, os pilares para serviços civis de Bombeiros no Brasil.
Cultura, educação e emprego, por que tratar desse assunto no meio da maior crise e pandemia que o país já viveu? Porque todos eles, principalmente o emprego, estão sofrendo com o impactos da crise e precisamos fazer nossa parte para que a profissão e o mercado cresçam.
Precisamos abordar os temas cultura e educação, principalmente no tema Bombeiro, pois se trata de uma profissão em que seus profissionais, ainda que extremamente dedicados, acabam focando mais na parte técnica para os atendimentos e descuidam de sua própria História e Cultura, e isso acaba por prejudicar a educação e o emprego na área.
Após tantos anos lutando pela defesa e desenvolvimentismo da profissão, percebemos que a raiz dos nossos maiores problemas são a desinformação gerada pela deficiência de cultura e educação e isso reflete no mercado de trabalho, então precisamos falar sobre esses temas.
CULTURA:
É bastante claro o quão importante é ampliarmos esse quesito em relação à profissão na população em geral e nos integrantes do poder público, pois como bem sabemos existe muita desinformação sobre a profissão e serviços civis de bombeiros em atendimento público ou privado, e essa desinformação causa uma dificuldade enorme em se conseguir, por exemplo, defender a profissão dos ataques de outros grupos de interesse contrários.
Ao investirmos na ampliação da cultura geral teremos melhor entendimento aumento de empatia quando lutamos pela profissão, assim como reconhecimento e apoio para desenvolver e ampliar nossa atuação junto a tantos segmentos carentes da sociedade por serviços de Prevenção e Resposta a Emergências.
A ampliação de cultura (conhecimentos, crenças, leis…) em nossa área precisa ser um dos principais objetivos em todas as nossas campanhas e ações, precisamos fortalecer a cultura de nossa profissão em nós mesmos e compartilhar essa cultura com outras pessoas, então seremos cada vez mais fortes.
Um exemplo simples: Para muitas pessoas os serviços públicos ou qualquer serviço de Bombeiros são de exclusividade dos Bombeiros Militares e nenhum outro serviço civil pode existir senão sob o controle e fiscalização deles e, aliado a isso, existe um esforço por parte deles para que essa visão enganosa continue existindo, é claro que enquanto não se mudar essa cultura pervertida a profissão e serviços de Bombeiros civis não vão prosperar.
EDUCAÇÃO
A Educação profissionalizante na área de emergências sempre teve seu espaço formal amparado em cursos de graduação e nos técnicos de nível médio, porém sempre aconteceu de forma um tanto irregular em alguns cursos profissionalizantes de nível básico, quando instrutores ou escolas “formavam” seus profissionais sem atenção aos requisitos mínimos de normas técnicas ou diretrizes nacionais aplicáveis.
Entendemos a Educação como pilar tão importante quanto a Cultura para nossa profissão e serviços, dentro da educação estão os conhecimentos técnicos e éticos, os meios e condições para a capacitação, a habilitação, o desenvolvimento de competências e habilidades, os meios para o reconhecimento, a valorização e a segurança do exercício da profissão.
A Educação em nossa área é um dos quesitos que mais avançou, temos normas técnicas ABNT desde os anos 2000, diretrizes nacionais CNBC desde 2009, um curso técnico de nível médio recentemente reconhecido no Ministério da Educação. Portanto, vem crescendo a conscientização da importância de se atenderem estes parâmetros para profissionalização de pessoal na área de emergência, tanto por estudantes quanto pelo mercado. O CNBC tem conseguido sucesso nos últimos anos em promover o Padrão Nacional valorizando a área.
EMPREGO
Iniciaremos por esclarecer uma confusão bastante comum entre os termos Trabalho e Emprego pois eles têm uma diferença fundamental, o trabalho é alguma atividade exercida por uma pessoa para realização de alguma tarefa, o emprego é a realização de algum trabalho na qual o trabalhador seja remunerado. Por exemplo, como presidente do CNBC, um cargo voluntário, eu tenho muito trabalho, mas não tenho um salário que recebo por esse trabalho, então meu cargo no CNBC é um trabalho, mas não um emprego, por mais que eu tenha alguma satisfação pessoal ou profissional neste trabalho eu não recebo renda por ele como teria em um emprego.
Dentro da área de emergência, em específico nos serviços civis de bombeiros, o trabalho voluntário é muito forte, mas se falar de emprego para esses profissionais é outra história. É óbvio que toda pessoa precisa de condições de sobrevivência com dignidade, com boa qualidade de vida e segurança financeira, inclusive alimentar, para si e para os seus familiares. Para maioria da população, a principal fonte de renda é o que a pessoa recebe por seu trabalho quando está empregada, quando tem um emprego, um Bombeiro pode muito bem trabalhar como voluntário, mas defendemos que o faça desde que já tenha assegurado um emprego ou fonte de renda que garanta sua dignidade e condições de se cuidar e desenvolver.
Nesse contexto o emprego para o profissional da área, entenda trabalho remunerado, é a única forma da maioria de nós ter alguma dignidade como pessoa, alguma garantia para atender suas necessidades básicas, ter um mínimo de segurança social e algum conforto para si e a sua família. Um bom emprego, a satisfação como profissional empregado com seu trabalho reconhecido e remunerado, são o principal objetivo, senão um sonho, para a maioria de nós e por isso o Emprego completa as três bases para nossa profissão.
CULTURA, EDUCAÇÃO E EMPREGO, POR DIAS MELHORES
Agora que já entendemos esses conceitos e como eles se aplicam na realidade da nossa profissão, podemos entender como precisamos falar e agir em prol da ampliação deles na nossa área, nenhum destes por si só se mantêm, precisamos trabalhar os três com a mesma força, então podemos crescer.
O nosso crescimento tem algumas limitações montadas sobre mitos e um paradigma muito equivocado, para crescermos precisamos resolver estes entraves.
Na prática são ações simples para fazer acontecer:
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Conhecer essa campanha já ajuda, buscar mais informações verídicas e de qualidade que venham de uma fonte confiável são outro passo muito importante, tenha cuidado com suas fontes de informação, se possível sempre verifique e confirme algo antes de acreditar e ou repassar a outros, quanto mais informação séria tiver mais bem pode fazer seu juízo sobre alguma situação e se posicionar a favor ou contra algo.
Sempre desconfie do que venha em algum grupo de mensagens.
DERRUBANDO MITOS E PARADIGMAS
Nesse contexto, o mito é algo de uma narrativa fantástica e simbólica mas que na prática não são reais e normalmente criados para embasar alguma crença, já um paradigma é um conjunto de normas aceitas como um padrão, algo que serve de exemplo, é claro que mitos em nossa área não cabem, nossa área é muito séria e se espera essa seriedade de todos nós também.
Quanto ao paradigma, temos um que se baseia também em alguns mitos e um dos maiores mitos que se tende a perpetuar em nossa área é que Bombeiros são só os das forças militares auxiliares dos estados, e nenhum serviço civil de Bombeiros seja em atendimento público ou privado pode existir sem o controle destes militares estaduais ou distrital. Inclusive grupos destes militares estaduais buscam criar leis, normas e regras próprias ou perverter outras para transformar sua sede de poder em realidade.
PARTICIPANDO E FORTALECENDO AS ENTIDADES DE CLASSE
Ações que promovam cultura, educação e emprego relacionadas a uma profissão ou área tem mais efeito quando provocadas por entidades de classe destas mesmas áreas, então é muito importante que você participe e acompanhe entidades da sua região como Sindicatos e Associações, como também é muito importante que participemos da nossa entidade nacional de autorregulamentação o CNBC Brasil, cada pessoa ou entidade que faz sua inscrição, se comprometendo a observar o Código de Ética e os preceitos de qualidade e desempenho acabam ajudando o setor a subir para o Padrão Nacional CNBC de qualidade, e isso melhora muito nossa área e as profissões.
Mais informações sobre a inscrição nos registros do CNBC, mais campanhas e as publicações de autorregulamentação podem ser vistas no portal cnbc.org.br
CAMPANHA CRESCER NA PRÁTICA
A campanha Crescer do CNBC é um conjunto de várias outras campanhas e ações para a defesa e desenvolvimento das profissões e serviços civis públicos e privados de prevenção e resposta às emergências em municípios, empresas e comunidades.
Na prática, podemos ajudar fazendo e mantendo a nossa inscrição nos registros do CNBC e incentivando outros a fazerem, devemos conhecer e nos empenhar em espalhar nossa cultura, nos dedicar a nossa educação continuada participando das ações de Educação do CNBC e de outras entidades de classe, e apoiando os projetos de lei e as campanhas que buscam ampliação e melhorias do mercado de trabalho.
PARTICIPE! PODEMOS FAZER ACONTECER