Relatório de atividades ao exercício 2013
1º de março de 2013
CNBC presente no 7º Encontro Técnico de TST em Guarulhos-SP.
A proximidade entre Bombeiros Civis e Técnicos em Segurança no Trabalho-TST é umadas metas do CNBC.
O presidente do CNBC Sr Ivan Campos participou do 7º Encontro Técnico de Técnicos em Segurança no Trabalho, realizado pela regional Guarulhos do SINTESP, tendo como anfitriã a Vice Presidente do SINTESP para Regional Guarulhos, a ilustre TST Selma Rosana.Na ocasião o espirito de fraternidade pairava sobre os cerca de 30 participantes, entre veteranos renomados e estudantes, após apresentações e considerações iniciais, houve troca de experiencias e debates relacionadas ao mercado de trabalho e as dificuldades e meios para o exercício da profissão de TST, deixando sempre transparecer um inspirador amor pela profissão e constante busca por qualidade e aprimoramentos.
Nestes encontros são ainda promovidas palestras e demostrações técnicas, nesta ocasião entrediversos assuntos importantes se comentou sobre o Centro de Referência a Saúde do Trabalhador, a importância da participação do profissional na elaboração e revisão de Leis e Normas, sobre os sistemas de atendimento a emergências e houve palestra sobre o DEA Desfibrilador Externo Automático.
18 de março de 2013
O presidente da Câmara de Diadema, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), recebeu a visita dos presidentes do Conselho Nacional de Bombeiros Civis (CNBC) Ivan Campos e da Associação de Bombeiros Civis do Estado de São Paulo .
O objetivo do encontro foi de orientar o Legislativo sobre a importância de regulamentar na cidade a atividade de bombeiro civil e de tornar obrigatória presença desses profissionais em edificações públicas ou privadas, clubes sociais, empresas, indústrias e comércio.Segundo Campos, os bombeiros civis fazem trabalho preventivo e também dão respostas às emergências em locais de grande concentração de pessoas.
“O projeto cria o Corpo Bombeiros Civis, ou seja, cria espécie de Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis) na cidade”, explicou. O órgão teria ainda uma ouvidoria. “Seria como o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança)”
12 de março de 2013
CNBC participa da revisão da Norma ABNT/NBR 15219 Plano de Emergência Contra Incêndio. O Comitê de planos e equipes de emergência (antigo comitê de brigadas de incêndio) é responsável pelas normas, Brigada de Incêndio Requisitos, Plano de Emergência Contra Incêndio e Bombeiro Civil –Requisitos.
Ivan Campos, é membro deste grupo desde a primeira revisão da Norma, também foi escolhido por unanimidade como coordenador do Grupo de Trabalho para revisão da ABNT/NBR 14608 Bombeiro Civil – Requisitos, cujos trabalhos estão em trâmite.As discussões por vezes foram acaloradas por temas demasiados repetitivos como a nomenclatura do profissional Bombeiro Civil e a insistência de comandos de corporações militares de alguns estados em continuar tentando destruir a profissão.
30 de julho a 1º de agosto de 2013
Participação do Conselho Nacional de Bombeiros Civis na Expo Emergência SP.
Foram recebidos profissionais de várias regiões do Brasil no stand do CNBC, que puderam sanar dúvidas e deixar mensagens em videos sobre seus anseios.
Prêmio Top of Mind de Proteção 2013
Cerimônia de premiação, realizada na noite de 30 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP)
Raul Casanova (E), da Animaseg, representando a Kidde, recebe a premiação de 1º lugar na Categoria Extintores de Incêndio, de Ivan Campos, presidente do CNBC.
30 de Setembro 2013
Reunião que ocorreu na federação dos Bancário antes do Manifesto em frente a Assembléia Legislativa de São Paulo contra a Lei 15.180/13 que dando plenos poderes aos Militares para fiscalizar a profissão de Bombeiro Civil, escolas e empresas em São Paulo, arbitrariamente essa Lei vai contra a Constituição Federal, Lei 11.901 e Lei 6.680,somos civis e nossa area está sendo monopolizada por Corporação de Bombeiros Militares.
Esteve presente a Vice presidente do CNBC Brasil, Leila Brandão, vinda de Brasília-DF em apoio aos Bombeiros Civis de SP.
Profissionais , estudantes e empresários participaram deste manifesto.
19 de novembro de 2013
No dia 19 de novembro de 2013 ocorreu, na ALESP, uma audiência pública organizada pelo mandato do deputado Carlos Giannazi que debateu a situação, o reconhecimento e a autonomia do bombeiro civil no estado de São Paulo, e o que a categoria considera um retrocesso no exercício da profissão: a recente sanção da Lei Estadual 15.180/13, que dá à Corporação dos Bombeiros da Polícia Militar plenos poderes de fiscalização sobre escolas profissionalizantes que oferecem cursos de bombeiro civil e sobre os profissionais que nelas atuam como instrutores e professores, oque na opinião dos bombeiros civis significa um abuso de autoridade e uma afronta à Constituição Federal. Representantes do Conselho Nacional de Bombeiros Civis (CNBC), de escolas do setor, de centrais e entidades sindicais e associativas, além de Giannazi, estiveram à mesa.
O parlamentar frisou que apoia a luta dos bombeiros civis e reconhece o trabalho deles como estratégico e importante. Nesse sentido, além de apresentar o projeto de lei 871/2013 que institui o Dia do Bombeiro Civil no Estado de São Paulo, Giannazi estuda uma ação do ponto de vista legislativo para que a nova lei não prejudique o trabalho destes trabalhadores, cuja profissão é regulamentada pela Lei Federal 11.901/09 e reconhecida pelo Ministério do Trabalho via Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Vale ressaltar que o bombeiro civil atua na prevenção e respostas a emergências nos setores público e privado em municípios e empresas, bem como em eventos, de forma remunerada ou voluntária.
Ivan Campos de Carvalho, presidente do CNBC, alertou para o fato de que a Lei Federal 6880/80, que dispõe sobre o Estatuto dos Militares, proíbe quaisquer interferências de militares em atividades de comércio ou serviços civis. Alegou, ainda, que a Lei Estadual 15.180/13 fere o artigo 5º da Constituição Federal, que diz ser livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão.
16 e 17 de agosto de 2013
Encontro de Bombeiros Civis CNBC Brasil, o presidente do CNBC Brasil, srº Ivan Campos, foi recepcionado pelo srº Marcio Silva, na ocasião ocupava a função como assessor CNBC em Porto Velho-RO.
Durante sua permanencia em Porto Velho, visitou escolas e empresas da região, conversou com profissionais e estudantes e promoveu reuniões paralelas ao evento para ouvir as queixas e anseios na região.
Houveram diversas reclamações qeu culminaram em ações e mudanças no quadro de voluntários do CNBC, sendo extindo o cargo de delegado regional que passou a ser de Secretáio Regional.
Após o encontro de Bombeiros Civis, participou de feijoada promovida pelos Bombeiros Civis locais.
27 de agosto de 2013
A Prefeitura Municipal de Mineiros-GO, realizou pregão presencial visando a contratação de empresa especializada em Coleta, Transporte, Armazenamento, Tratamento e Incineração de Resíduos hospitalares das Unidades de Saúde deste Município um dos requisitos solicitados :Equipe de Pronto Atendimento Emergencial, habilitada junto ao CNBC – Conselho Nacional de Bombeiros Civis.
24 de outubro de 2013
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) , agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publica edital PGE nº 04/13 ,nesse edital tivemos a grata surpresa nos itens onde estão os requisitos que tratam da qualificação técnica da prestadora de serviços, encontramos:
8.8.1. Registro ou inscrição da empresa licitante na entidade profissional Conselho Nacional de Bombeiros Civis – CNBC, em plena validade;
Esta não é a primeira licitação no País que adota as Normas Nacionais do CNBC ou a inscrição em nossos registros como critério de seleção ou requisito em edital, como a prefeitura de Mineiros-GO no edital 089/2013, mas sem dúvida é uma das mais significativas pela natureza do CNPq, sendo um dos melhores reconhecimentos que recebemos e um ótimo indicativo que estamos no caminho certo.