Acontecendo
Ferramentas
Tipografia
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Um incêndio no Hospital do Coração – HCor, com potencial para ser uma tragédia foi controlado pela equipe de Bombeiros Civis do hospital e voluntários da brigada de incêndio em menos de 20 minutos, evitando oque poderia ser uma tragédia.

 

O Hcor, faz parte de um número cada vez maior de hospitais de grande porte e referência na Grande São Paulo que incluem em seus quadros de pessoal equipes de Bombeiros Civis.

Recentes incêndio em hospitais paulistanos como o INCOR no Hospital das Clínicas e a Santa Casa de São Paulo tem chamado a atenção de gestores hospitalares que percebem que incluír equipes de Bombeiros Civis em seus quadros pode ser a diferença para se evitar uma tragédia.

Por exemplo, o HCor é uma das principais referências em São Paulo e está localizado ao lado da Av. Paulista, próximo as movimentadas 13 e 24 de Maio, onde o trânsito no horário de pico nas imediações quando ocorreu o incêndio impossibilitaria tempo resposta do serviço público de Bombeiros que permitisse a chegada e controle do incêndio em menos de 20 minutos, confirmando que a resposta a emergência da equipe de Bombeiros Civis do hospital evitou o que poderia ser uma tragédia, o incêndio foi controlado e os informes confirmam ausência de vítimas.

Ao contrário de muitos hospitais públicos de São Paulo que sofrem condições muito precárias de equipamentos e manutenção em pessoal e sistemas de prevenção e combate a incêndios, o HCor é uma entidade privada com boas condições de recursos e está entre os mais modernos e bem equipados de São Paulo, o que diminui muito riscos de incêndios porém, no caso do HCor o incêndio ocorreu por falha em equipamento de refrigeração do ar-condicionado, alertando que mesmo nas melhores instalações e nos equipamentos mais improváveis pode se originar uma emergência com potencial de tragédia.

Segundo notícias em outros veículos, quando o serviço de Bombeiros público chegou ao local, o incêndio já havia sido controlado pela equipe de Bombeiros Civis do hospital auxiliados por voluntários da brigada de incêndio, reafirmando a importância de equipes de Bombeiros Civis também no ambiente hospitalar.

Vale lembrar que o ambiente hospitalar é uma das plantas mais complexas e de variedade de riscos que uma equipe de Bombeiros pode encontrar, de riscos biológicos a presença de diversos inflamáveis, tubulações de oxigênio sob pressão em todos os andares, produtos perigosos diversos deste químicos agressivos nos setores de esterilização e radiológicos diversos até as condições de mobilidade limitada de pacientes, em especial aqueles em meio a procedimentos cirúrgicos ou nas UTIs e similares, todos estes fatores justificam a atenção de grandes hospitais em implantar e manter suas equipes de Bombeiros Civis.

Curiosos mencionar que há alguns anos o houve nos atendimento do CNBC uma consulta feito pelo  setor de recursos humanos do HCor sobre critérios para auxiliar na contratação de Bombeiros Civis, tal consulta motivou a criação da Diretriz CNBC para Orientação ao Processo Seletivo de Bombeiros Civis, que junto a outras publicações  do CNBC e as normas ABNT NBR 14608 Bombeiro Civil Requisitos e 15219 Plano de Emergência Contra Incêndio são as principais referências Técnicas nacionais para implantação destes serviços.  

Como o incêndio ocorreu há menos de 4 horas, ainda estamos levantando informações para nos próximos dias atualizaremos está notícia com mais detalhes.

>
>>  FAÇA A DIFERENÇA, Faça sua inscrição nos registros do CNBC - PESSOAS ou INSTITUIÇÕES