Acontecendo
Ferramentas
Tipografia
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

“Bombeiro Civil as conquistas e desafios da profissão”, esse foi o tema divulgado na última semana de março/2016 para um programa de entrevistas, fomos conferir e acompanhamos a transmissão.

Aconteceu no programa de entrevistas Diário Brasil, canal evangélico TV Genesis, apresentado pelo jornalista Celso de Marco, transmitido ao vivo dia 29/03/2016 das 13:30 as 14:30, o tema “Bombeiro Civil as conquistas da profissão”.

Promovida pelo empresário Ceciliano Jr presidente da Inadebop e diretor no recém criado sindicato das empresas prestadoras de serviço e formação de Bombeiros civis do DF cujo presidente e empresário Aldo Magalhães e o Deputado distrital Rafael Prudente, vice-presidente da Frente Parlamentar pela Profissão no DF também estavam presentes.

O discurso inicial de todos foi "a importância da profissão" porém sem nenhuma participação de representantes da categoria profissional ou de entidades de defesa da profissão, se apresentou o lado de uma fração do empresariado no DF, e assim, de forma unilateral e limitada ao tema.
Problema nenhum nisso, é legítimo que empresários do setor, que são integrantes da sociedade, também promovam seus interesses no mercado que exploram, esta situação só merece maior atenção quando algum grupo busca direcionar o mercado pra si de forma desleal ou inescrupulosa, o que não parece ser o caso.

Quanto ao programa em si, os discursos e argumentações foram genéricos sobre a importância da profissão e a necessidade de desenvolvê-la, mas nenhum acenou com propostas concretas.
Exceto pela intenção do Sr Deputado Rafael Prudente em conseguir a liberação de licitação para contratação de 300 profissionais pelo Governo do Distrito Federal e pela intenção de se apresentar projeto de lei com foco em controlar quem pode ou não prestar serviço no mercado do DF, não houve outro ponto de maior expressão.

Houve 5 participações por telefone:

Do DF, ao Sr Dep. Rafael sobre como funciona a frente parlamentar e como interessados podem participar.
De MG, ao Sr Handerson sobre sua opinião das campanhas pela desmilitarização da profissão.
Do DF, ao Sr Handerson sobre praticas abusivas em cursos em sua escola de formação em MG.
Do DF, ao Sr Dep. Rafael sobre a necessidade de Bombeiros civis no Zoológico Distrital.
Do DF, ao Sr Dep. Rafael sobre o projeto de Lei do Dep. Wellington que tramita há mais de 2 anos.

Dois pontos negativos que merecem menção:

O empresário Handerson da febrabom se perdeu ao responder pergunta onde deveria comentar sobre a desmilitarização da profissão mas,  discursou sobre sua tentativa frustrada de promover sua associação e socorrer outro empresário em Porto Velho-RO, Sr Edézio de Jesus que teve sua empresa fechada pelo Ministério do Trabalho por vender atestados médicos falsos (veja a notícia), em discurso desconexo ao tema, usou de inverdade em dizer que:
“quando cheguei em RO estava um caos e eu conversei com… e resolvi a questão, Rondônia agora está regularizado.”

O que ele fez foi tentar desarticular a lei municipal que foi aprovada com texto defendido pelo CNBC que gera empregos na área e segurança a sociedade, tentou ainda inflar a corporação militar para tentar dominar a profissão no Estado, tentou desconstruir anos de luta da categoria na região, porém, seus planos foram frustrados e foi rechaçado como vemos em vídeo protesto (assistir vídeo) feito pelas representações da profissão em Rondônia, o caso também foi noticiado aqui no portal (ver notícia), tudo indica que o mesmo ocorra no DF.

Outro ponto negativo foi a desinformação do apresentador em um cometário equivocado sobre o Bombeiro civil paulista Ronaldo Pereira da Cruz, morto durante o serviço no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo-SP, 21/12/2015, ele era o único Bombeiro em serviço na edificação que é do Governo do Estado de São Paulo e não tinha a disposição equipamentos de proteção respiratória, morreu decorrente de intoxicação por fumaça depois de garantir que todas as pessoas do prédio estavam salvas.

Vale mencionar que o CNBC iniciou uma campanha permanente com seu nome e o tema “Que nunca mais um Bombeiro trabalhe sozinho ou sem equipamentos de proteção”, em defesa das pessoas que exercem a profissão e homenagem ao Bombeiro Ronaldo Pereira Cruz.

Nossa impressão

Faltou abordar temas muito relevantes a realidade do DF como a indústria da formação e o loteamento e venda de vagas nos postos de trabalho.

A conclusão da entrevista é que há um grupo de empresários que se organiza de forma institucional (sindicato patronal e associações) e politica (participação na frente parlamentar) com olhos no mercado milionário das licitações para os órgãos públicos dos governos federal e distrital que acontecem em Brasília.

O que isso vai reverter de positivo, ou não, para os trabalhadores da área, para o mercado e para a sociedade brasiliense em si ou se teremos algum impacto no cenário nacional, vamos acompanhar para saber.
Ficou claro que é necessário que os trabalhadores fiquem atentos, o mercado e todos os seguimentos da sociedade organizada acompanhem e participem das discussões e seus desdobramentos.

 

Serviço de Jornalismo
Secretária de Comunicação
Conselho Nacional de Bombeiros Civis - CNBC - cnbc.org.br

Artigo: Ivan Campos
Foto: facebook.com/DiarioBrasilTvGenesis/ em 29/03/2016

>
>>  FAÇA A DIFERENÇA, Faça sua inscrição nos registros do CNBC - PESSOAS ou INSTITUIÇÕES