O CNBC mantêm como utilidade o serviço de Reclamações e Denúncias, que recebe diversos tipos de demandas relacionadas a nossa área de atuação.
Ao verificar e publicar a reclamação mantendo sigilo do autor, o CNBC toma busca intermediar ou encaminhar providências para resolver ou evitar que voltem a acontecer tais situações.
O atendimento é gratuito e o sigilo quanto a identidade do autor da denúncia é preservado de exposição na relação de reclamações e denúncias e publicações no Portal CNBC.
Como funciona:
Após verificação de procedência da manifestação de reclamação ou denúncia recebida, podem haver as seguintes providências:
1 – A manifestação foi recusada por não contém informações ou elementos suficientes para que seja verificada com consistência como procedente, neste caso é feito contato com o autor para mais informações.
2 – A manifestação foi aceita como procedente, é aberto procedimento interno e a pasta segue para coleta de mais informações e encaminhamentos, incluindo publicação em relação de reclamações e denúncias no Portal e contato em separado com ambas as partes.
3 – Dependendo do contexto e natureza das reclamações e denúncias, independentemente de quaisquer tramitações no CNBC, podem ser encaminhadas representações junto as autoridades e órgãos do Poder Público e serviços e entidades nacionais e internacionais de proteção e defesa de direitos.
4 – Caso a pessoa ou entidade manifestada pelo autor da reclamação possua inscrição nos registros do CNBC poderá perder tal inscrição se apurada falta aos preceitos éticos adotados pelo Conselho.
5 – A quantidade, tipos e andamento de reclamações são consideradas na pontuação da entidade reclamada junto a relação de entidades avaliadas pelo CNBC.
Dependendo da reclamação ou denúncia, um intermediador do CNCB pode buscar uma solução entre as partes, dependendo pode ser aberto um Processo Ético e o denunciado chegar a revogação ou proscrição nos registros e inclusão em Lista Negativa ou outros desdobramentos.
O atendimento é gratuito e o sigilo quanto a identidade do autor da denúncia é preservado se assim o desejar.
Para enviar uma reclamação ou denúncia basta preencher o formulário abaixo, pedidos algumas informações para que um ouvidor possa entrar em contato e confirmar a veracidade da denúncia e se necessário levantar mais detalhes e informações sobre o caso, mas nenhuma informação da identidade do reclamante será divulgada.