12 de Janeiro agora também é o dia do Bombeiro Civil no Estado de São Paulo.
Projeto de Lei do Dep. Estadual Carlos Giannazi (PSOL-SP), deu origem a Lei Estadual 10.067 de 14 de junho de 2019, incluindo o Dia do Bombeiro Civil no calendário oficial do Estado de São Paulo.
A data proposta pelo CNBC junto a outras entidades ouvidas pelo gabinete é muito importante por reforçar a data de 12 de janeiro, lembrando a lei federal 11.901 de 12 de janeiro de 2009 que regulamentou a profissão de Bombeiro Civil em todo País, abrindo caminho para solução de conflitos entre algumas pessoas em alguns comandos de Bombeiros Militares resistentes em aceitar que se reconhecesse pessoas e serviços de Bombeiros civis, outra importância desta data em janeiro é que há um bom espaço do tempo até as comemorações do Dia do Bombeiro Brasileiro, 2 de julho, mantendo duas datas significativas bem distribuídas durante o ano.
A importância de haver a data com nome da profissão num dos mais importantes estados do Pais é enorme, abre mais espaço para discussões e projeção da profissão, do mercado de trabalho e de maior evidência de sua relevância para toda sociedade nos serviços de prevenção e resposta a emergências em municípios, empresas e comunidades.
A partir de agora em todo Estado de São Paulo, também já poderão acontecer eventos comemorativos a esta data oficial que se reforça em mais estados e municípios, colaborando para o reconhecimento e desenvolvimento da profissão.
Importante mencionar que o deputado estadual Carlos Ginanazi mantém outros projetos de leis estaduais tramitando para o mercado de trabalho e mais segurança em prevenção e resposta a emergências que envolvem Bombeiros Civis e Guarda Vidas, cujo texto base contou com participação do CNBC como referências técnicas e preceitos para melhor desenvolvimento do setor.
por Ivan Campos em 17/06/2019
www.cnbc.org.br